Você sabe o que é Strain Cardíaco?

Strain é uma palavra inglesa que significa “deformação”. A deformação cardíaca ocorre a cada contração e relaxamento do coração. Com a evolução tecnológica dos aparelhos de ecocardiografia, a utilização de técnicas avançadas de ultrassom são capazes de medir esta deformação ou Strain Cardíaco de forma precisa.

A análise da deformação do músculo cardíaco trouxe inovações no entendimento de algumas patologias do coração, sendo útil na diferenciação diagnóstica de alguns achados do ecocardiograma até então comuns a mais de uma patologia. Além disso a análise do Strain Cardíaco pode reconhecer patologias ainda em fase bem inicial, antes mesmo do aparecimento de alteração da função cardíaca em um simples ecocardiograma com Doppler colorido.

Pacientes em tratamento para câncer, com frequência recebem medicações quimioterápicas com potencial para causar alterações no funcionamento cardíaco. A análise do Strain Cardíaco antes, durante e após o tratamento pode detectar alterações, ainda discretas e precoces, causadas pela quimioterapia, sendo de extrema importância na condução médica destes pacientes, segundo dados de pesquisas científicas atuais. A análise do Strain Cardíaco pode ser indicada ainda na avaliação de algumas doenças das válvulas do coração, suspeita de embolia pulmonar, cardiopatia congênita, doença isquêmica e doença de depósito de substâncias no músculo cardíaco.

Assim como para realização do ecocardiograma convencional, não há contraindicação para aplicação da análise do Strain Cardíaco. Uma possível má qualidade de imagem ocasionada por questões individuais do paciente ou alterações do ritmo cardíaco podem prejudicar sua aplicabilidade.

Portanto, a análise do Strain Cardíaco, como uma técnica moderna utilizada juntamente com o ecocardiograma, tem se mostrado muito benéfica e promissora, influenciando sobretudo no diagnóstico e prognóstico em grupos específicos de pacientes.

 

Anderson Souza de Lima

Cardiologista – CRM 7.005

Centrocor
Centrocor

 

Centrocor
Centrocor